sexta-feira, 25 de novembro de 2011 | 0 comentários | By: Portal Movimentar

FREEMIND - Organize idéias e construa seu mapa mental

FreeMind é um programa bastante útil para quem procura um meio efetivo de armazenar e organizar idéias. Para isso, ele pretende se aproximar do modo como o nosso cérebro funciona, ou seja, tenta ligar conceitos da forma mais natural possível.

Método e conceito utilizados

O método utilizado no programa, conhecido como “Mapa Mental”, foi criado pelo inglês Tony Buzan e é adotado por profissionais das mais variadas áreas do conhecimento. Ele tenta representar, de forma gráfica, como as idéias se organizam e se associam em torno de um elemento principal, criando uma linha de raciocínio muito mais fluida, lógica e espontânea.

O Mapa Mental é utilizado, comumente, para desde a gestão de informações, compreensão e solução de problemas, memorização e aprendizado, até a criação livros, elaboração de palestras, ferramenta de brainstorming e no auxílio da gestão estratégica de empresas.

Todas as ferramentas à mão

Por isso, com FreeMind, um programa gratuito para mapeamento mental, você pode criar diagramas com qualquer tipo de informação, de uma maneira diferente e fácil de entender.

Todas as ferramentas de que precisa para elaborar o seu mapa estão disponíveis no programa e, contando também com um guia completo de ajuda, você pode acessar os recursos com muito mais eficiência e praticidade. Além disso, ele foi parcialmente traduzido para o português, tornando seu uso ainda mais fácil.

Desenvolvido em Java, FreeMind precisa do Java Runtime Environment para rodar no seu computador.

Para baixar: http://sourceforge.net/projects/freemind/files/freemind/0.9.0/FreeMind-Windows-Installer-0.9.0-max.exe/download

FONTE: http://www.baixaki.com.br/download/freemind.htm

OBS: Dedico este post, especialmente, aos meus amigos da Educação Física e à nossa professora Tatiana, da disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação Física, na qual muitos mapas mentais foram produzidos contribuindo enormemente na assimilação do conteúdo.
sábado, 19 de novembro de 2011 | 0 comentários | By: Portal Movimentar

UECE promove o I Curso de Férias em Fisiologia


A Universidade Estadual do Ceará (UECE) através do Mestrado Acadêmico de Ciências Fisiológicas realiza o primeiro Curso de Férias em Fisiologia, no período de 09 a 27 de janeiro de 2012. Contando com 18 vagas e carga horária de 90/horas (entre aulas teóricas e práticas). Podem se inscrever alunos de graduação e recém graduados de universidades de todo o Brasil, originários das diversas áreas do conhecimento com interesse em ciências fisiológicas e Farmacologia dos produtos naturais. O curso conta com o apoio do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB) da UECE. As inscrições podem ser feitas no período de 14 a 23 de novembro.

 O Curso de Extensão em Fisiologia foi idealizado pelo Mestrado Acadêmico de Ciências Fisiológicas e pelo Instituto Superior de Ciências Biomédicas, visa divulgar suas atividades de pesquisa e contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos. O curso ocorrerá todos os anos, sempre no mês de Janeiro.

O principal objetivo do curso é permitir a familiarização com métodos experimentais empregados no ISCB para investigar os mecanismos fisiológicos, além de propiciar ao estudante uma visão crítica do trabalho científico. São oferecidas 06 vagas para estágio no ISCB, com duração de 30 dias, sendo uma vaga por laboratório.

Mais informações nos telefones (85) 3101-9814
e-mail cferiasfisiologia@uece.br

FONTE: http://www.uece.br/uece/index.php/lista-de-noticias/1975-uece-promove-o-i-curso-de-ferias-em-fisiologia
domingo, 13 de novembro de 2011 | 0 comentários | By: Portal Movimentar

Transmissão ao vivo do Parapanamericano de Guadalajara - 2011


Caros colegas,

Estive numa busca incessante por algum site ou rede de televisão aberta que fosse transmitir o Parapanamericano de Guadalajara - 2011, mas enfim encontrei!! |o|

Trata-se de um site mexicano chamado de "Uno TV".

Vai aí o link: http://www.panamericanos.unotv.com.mx/1959_transmision-en-vivo/index.html

E vamos, nós aqui do Brasil, enviar vibrações positivas para nossos atletas em Guadalajara para que eles possam repetir o feito do Pan do Rio - 2007 quando levaram nosso país ao topo do quadro de medalhas. Fomos os melhores das Américas nos esportes adaptados! Vamos, Brasil!!!!!!!!
quarta-feira, 9 de novembro de 2011 | 0 comentários | By: Portal Movimentar

A influência da prática mental no desempenho de habilidades motoras de acadêmicos de Educação Física

Resumo
          Este trabalho apresenta as possíveis contribuições da prática mental para a facilitação da aprendizagem de habilidades motoras, como no desempenho. Foi escolhida uma seqüência de passos de dança como exemplo de habilidades motoras a serem testadas. A hipótese é de que a prática mental ajuda na aprendizagem como na melhora do desempenho habilidades motoras. O objetivo da pesquisa é demostrar a existência de possíveis influencia da prática mental na melhora do desempenho de uma seqüência de passos de dança do curso de Educação Física da UFSC. A amostra foi de doze jovens da Segunda fase do curso de educação Física da UFSC, onde estes foram divididos em dois grupos, G1 e G2, o segundo grupo realizou a prática mental, e o primeiro apenas a prática física. Cada grupo foi submetido ao mesmo tempo e mesmo número de tentativas para realizar a seqüência de passos de dança. Os resultados apontaram para uma pontuação superior para o grupo que realizou a prática mental. A prática mental contribui para um melhor desempenho para o G2.
          Unitermos: Prática mental. Aprendizagem motora. Performance. Habilidades motoras.

Abstract
         
This paper presents the possible contribution of mental practice for facilitating the learning of motor skills, and performance. He was chosen a sequence of dance steps such as motor skills to be tested. The hypothesis is that mental practice helps in learning and performance improvement in motor skills. The objective of this research is to demonstrate the existence of possible influences of mental practice in improving the performance of a sequence of dance steps of Physical Education course at UFSC. The sample of twelve young during the second phase of the education Physical UFSC, where they were divided into two groups, G1 and G2, the second group made ​​the mental practice and physical practice only the first. Each group underwent the same time and same number of attempts to perform a sequence of dance steps. The results pointed to a higher score for the group that performed the mental practice. The mental practice contributes to better performance for the G2.
          Keywords: Mental practice. Motor learning. Performance. Motor skills.

Quiz sobre o Parapan

O QUE ACHA DE GANHAR OS MESMOS UNIFORMES QUE A DELEGAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ USANDO PARA NOS REPRESENTAR NO PARAPAN?! Seria muito legal neh? Acreditem: É POSSÍVEL!

Para isso basta responder ao "Quiz do Parapan", na página do CPB no Facebook, e vista acessórios iguais aos que os atletas que estão usando para nos representar na principal competição continental!

Os cinco primeiros que obtiverem maior pontuação, vencem. As perguntas ficarão no ar até a próxima sexta-feira, dia 11. Então, corram! É só clicar aqui!
Regras:
•    Para participar, é necessário curtir o CPB no Facebook. Clique aqui para ser fã!
•    Cada pessoa pode responder ao quiz uma única vez. Será desclassificado aquele que responder mais de uma vez.
•    A promoção é válida em todo território nacional, com início em 09/11/2011 e encerramento em 11/11/2011.
•    O resultado será divulgado até 10 dias depois do encerramento dos Jogos, dia 20 de novembro, pelo site www.cpb.org.br; e nas redes sociais do Comitê: Twitter e Facebook.
•    Para retirar o prêmio, o vencedor deverá enviar cópia dos documentos, por email, comprovando autoria.

FONTE: http://www.cpb.org.br/comunicacao/noticias/quiz-sobre-o-parapan

Biologia do Desenvolvimento realiza curso e simpósio em novembro

Estão abertas, até o preenchimento das vagas, as inscrições para o curso “Modelos e princípios em Biologia do Desenvolvimento 2011” e para o II Simpósio em Biologia do Desenvolvimento. Voltado para alunos da área da saúde, o curso será realizado de 25 a 27 de novembro, enquanto o Simpósio acontece dia 28.

Será no Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará, de 8h às 18h. São ofertadas 30 vagas para o curso e 150 para o simpósio. 

Interessados devem inscrever-se na Secretaria do Departamento de Morfologia (Rua Delmiro de Farias, s/n - Rodolfo Teófilo), das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 para o curso e R$ 10,00 para o simpósio.

Haverá emissão de certificados para os participantes. As atividades são uma realização da Escola de Altos Estudos em Biologia do Desenvolvimento, do Programa de Doutorado Interinstitucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), UFC e Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Fonte: Departamento de Morfologia da UFC - (Fone: 85 3366.8471)

Fonte: http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=12399&Itemid=1

Palestrante discutirá qualificação na área da saúde

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da UFC (Nuteds/UFC) promove palestra sobre "Os desafios da qualificação em serviço em um cenário de mudanças das políticas de saúde". Será na próxima sexta-feira (11), às 15h, na sede do NUTEDS/UFC.

O local fica na Rua Prof. Costa Mendes, 1608, Bloco Didático – Térreo - Rodolfo Teófilo, no Campus de Porangabuçu, em Fortaleza. O palestrante é o Prof. Carlos Alberto de Oliveira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ele também é Coordenador da Universidade Aberta do SUS (UNASUS), no Curso de Especialização em Saúde da Família. 

Não é necessário inscrever-se e quem preferir pode assistir à palestra via webconferência, pelo site do NUTEDS (para acessar é só clicar: Quadro "Acesso às palestras" / Sala: Palestra / Chave: telessaude).
O palestrante tratará dos desafios da formação e especialização de médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e outros profissionais de saúde. 

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (Nuteds/UFC) - (Fone: 85 3366.8055)

Fonte: http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=12401&Itemid=1
terça-feira, 8 de novembro de 2011 | 0 comentários | By: Portal Movimentar

SESC começará processo seletivo para estagiários para 2012

Os interessados deverão se dirigir ao SESC Fortaleza (rua Clarindo do de Queiroz) sala 21 de 21 a 25 de novembro de 13:30h as 16:30h com:

- Currículo
- 1 Foto 3x4
- Histórico atualizado (não podendo conter reprovações)
- Comprovante de matrícula.

Os candidatos deverão cursar a partir do 5º semestre em 2012.
Fonte: Mensagem escrita por Ígor Barros - https://www.facebook.com/igoribq no facebook no grupo "Educação Física no Ceará" - https://www.facebook.com/groups/educacaofisicaceara/

CrossGym abre vagas para o II Processo Seletivo

Ao final do processo seletivo serão contratados 1 a 2 profissionais (formados ou cursando Ed. Física). Vagas prioritárias para manhã e noite. Interessados por favor enviar um e-mail contendo seu currículo para pscrossgym@hotmail.com . Prazo máximo para envio - Sexta Feira 11.11
 Fonte: Mensagem escrita por André Bellaguarda - https://www.facebook.com/profile.php?id=100001365662977 no facebook no grupo "Educação Física no Ceará" - https://www.facebook.com/groups/educacaofisicaceara/

Universidade debate quinta-feira (10) direitos de pessoas com deficiência


Embora, por vezes, sejam desrespeitados, os direitos das pessoas com deficiência são contemplados pela legislação brasileira. Para discutir os dispositivos legais que tratam desse público no País, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui promove, quinta-feira (10), o debate "Acessibilidade: questão de atitudes e direitos".

Com início às 9h30min, no Auditório do Centro de Tecnologia (Bloco 710, Campus do Pici), o evento também busca abordar as chamadas "barreiras atitudinais" – que dizem respeito ao comportamento de parte da sociedade que não atenta para os direitos de pessoas com deficiência e, assim, acaba criando ainda mais obstáculos.

Entre os convidados para o debate – o último do ano na programação do III Ciclo de Debates UFC Inclui – estão o assessor jurídico da UFC, Edmar Ribeiro; a coordenadora do Projeto Acessibilidade da Faculdade de Educação, Ana Karina Morais de Lira; e o escritor, poeta e membro do Projeto Acessibilidade, Hortêncio Pessoa. A participação no debate é gratuita e não necessita de inscrição.

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui - (fone: 85 3366 7660)

Fonte: http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=12393&Itemid=1
sexta-feira, 4 de novembro de 2011 | 0 comentários | By: Portal Movimentar
quinta-feira, 3 de novembro de 2011 | 0 comentários | By: Portal Movimentar

Faculdade Christus oferece minicurso GRATUITO de BANDAGENS FUNCIONAIS


A Faculdade Christus convida egressos e estudantes da área de saúde (Fisioterapia) de outras instituições de ensino para participarem de minicursos de atualização. A proposta é conectar profissionais/alunos com corpo docente da Faculdade Christus, além de apresentar estrutura acadêmica e recursos de apoio ao ensino teórico e prático.
As atividades promovidas pela coordenação do curso versam sobre novas possibilidades de atuação e novos conhecimentos em Fisioterapia. Neste sábado, dia 05 de novembro, egressos e estudantes de Fisioterapia receberão treinamento sobre o uso de bandagens funcionais para os membros superiores. O minicurso tem duração de 8 hora/aula.

Introdução a bandagens funcionais para membros superioresDia 5/11, de 8h ás 12h10 e 14h ás 18h10, no Campus Parque Ecológico (Rua João Adolfo Gurgel, 133. Cocó. Fone: (85) 3265-6668)

Inscrições pelo email   coordfisioterapia01@fchristus.edu.br

quarta-feira, 2 de novembro de 2011 | 0 comentários | By: Portal Movimentar

I Ciclo de Debates na Unifor discute inclusão social e acessibilidade

Inclusão e Acessibilidade


O Programa de Apoio Psicopedagógico da Universidade de Fortaleza está promovendo o I Ciclo de Debates Sobre Inclusão Social e Acessibilidade, nos dias 8 e 9 de novembro. Através de oficinas e palestras, o evento busca promover uma discussão de forma participativa acerca da inclusão social e acessibilidade.

increva-se-aqui_copy

Confira a programação:

08 de novembro (terça-feira)

11h30 - 13h
Oficina de Libras
Local: Bloco B – Sala 03
Número de Vagas: 30
Facilitador: Prof. Daniel Almeida de Lima

15h30 - 17h
Comunicação Coordenada sobre a Cultura Surda e Inclusão no Ensino Superior
Local: Auditório – A4
Número de Vagas: 100
Facilitadores: Prof. Daniel Almeida de Lima e Prof. Dra. Marilene Calderaro da Silva Munguba
Mediadora: Prof. Ms. Terezinha Teixeira Joca

17h30 - 19h
PAP com Pipoca: Alimentando a Inclusão
Local: Auditório – A4
Número de vagas: 100
Filme: "De Boca em Boca: um filme para todo mundo"
Debatedores: Karine Martins Saldanha, Haroldo Pires da Silva e Paulo Ribeiro Cardoso

09 de novembro (quarta-feira)


11h30 - 13h
Vivenciando o basquete sobre rodas e o ciclismo adaptado
Horário: 11h30min – 13h
Local: Ginásio Poliesportivo
Número de vagas: 50
Facilitador: Prof. Ms. Vicente Matias Cristino

15h30 - 17h
Seminário: Inclusão Social e o Mercado de Trabalho
Local: Auditório - A3
Número de vagas: 100
Facilitadores: Fábio Araújo de Holanda Souza e Márcio Vaz Fernandes

17h30 - 19h
Seminário Sobre Visão Subnormal: Causas, Recursos Ópticos e Aspectos Clínicos
Local: Auditório - A3
Número de Vagas: 100
Facilitadores: Dra. Islane Verçosa, Dra. Natália Diogo, Dr. Jean Hipólito
Mediadora: Teresa Mara Pontes

19h
Cerimônia de Encerramento

Mais informações: 3477-3399

Fonte: http://www.unifor.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=3072%3Ai-ciclo-de-debates-na-unifor-discute-inclusao-social-e-acessibilidade&catid=220%3Aeventos-capa&Itemid=71